Alecrim

Alecrim (Rosmarinum officinalis)

Alecrim

O alecrim foi cultivado pela primeira vez por Philippa de Hainault, esposa de Eduardo III, no século XV. Existem quatro variedades: do mato (muito utilizado em defumações), de jardim, da serra e da praia. É um arbusto que pode alcançar o metro e meio de altura e cresce em lugares solados. A parte utilizada é a folha. As propriedades terapêuticas são: adstringente, carminativo, diurético, anti-depressivo, antiespasmódico,tônico do sistema nervoso, antireumático, contra as indigestões e fadiga. A tintura emplea-se como tônico estimulante, combinada com a aveia é útil para combater a depresão. Também pode ser aplicado em compressas (infusão quente) para dores de cabeça e torceduras. Neste caso alternan-se dois ou três minutos de aplicação com outros tantos de um saco de gelo.
Na linguagem das flores significa “Lembra de mim” e na Índia é conservada para manter viva a lembrança da pessoa amada que está longe.
O alecrim é uma planta fácil de cuidar (precisa de pouca água), e forma parte de um grupo básico de plantas medicinais para primeiros auxílios em casa e para tempero na cozinha. Um bom tratamento anticelulítico consiste em beber uma decocção de 50 Gr. de folhas de alecrim em 400 CC. de água, duas vezes ao dia.
O preparo da tintura do alecrim é razoalvemente simples. Coloca-se as folhas dentro de recipiente de vidro, cerca de 2/3 do espaço, adicionando-se álcool vegetal até enchê-lo. Esse preparado deve ficar cerca de 20 dias descansando em lugar fresco e pouca luminosidade. No final deste período, a tintura deve ser filtrada, podendo ser com gaze ou algodão e colocada em pequenos frascos para ser utilizado. O uso dever ser diluido numa proporção de 20 a 40 gotas por copo de água, tomando de 2 a 3 vezes ao dia. No tratamento de hemorróidas, há estudos cietíficos demonstrando a alta eficácia de cura dessa doença.

Histórico

O nome Rosmarinus do latim significa “orvalho que vem do mar”, justificado pelas flores azuladas que inundam as praias do Mediterrâneo, lembrando o orvalho. Além de ser símbolo de fidelidade entre namorados, era usado na Era Medieval para purificar os quartos de doentes. Pela reputação de estimular a memória, conta-se que estudantes gregos usavam ramos de Alecrim nos cabelos, quando submetidos a exames.

Como é produzido

O Alecrim é produzido em terra vegetal dentro de nossas estufas, com mudas de alta qualidade, através de sistema de irrigação rigorosamente controlado e nas condições e ambiente ideais para o desenvolvimento da planta.

Como usar

Os temperos Horta em Casaâ vêm prontos para uso. Retire da embalagem e corte as folhas diretamente do vaso, sem receio. Você encontrará os produtos Horta em Casaâ no seu supermercado mais próximo.

Como conservar

Mantenha sua planta fora da embalagem num pratinho, em local arejado e com boa luminosidade natural. Evite expor diretamente ao sol. Coloque água no pratinho sempre que necessário (cerca de uma vez a cada dois dias).

Como replantar

Por estar num vaso pequeno, é difícil haver uma rebrota após o primeiro corte. Para replantar (pode ser num vaso maior, jardineira ou na sua horta), escolha um local bem iluminado, faça uma cavidade maior que o vaso, e ponha um pouco de terra vegetal. Deixe secar levemente a terra do vaso, retire a muda, plante e molhe bem. Lembre-se que o sucesso do replantio depende de vários fatores. O Alecrim gosta de muita luminosidade e é perene (seca no inverno e rebrota no verão).

Uso culinário

De sabor fresco e doce, o Alecrim é recomendado no preparo de uma grande variedade de carnes, em especial de porco e carneiro. Dá sabor especial a batatas e manteigas. Pode ser usado como decoração em pratos prontos antes de servi-los. Faz parte do famoso Herbes de Provence (tempero francês com várias ervas).

Uso terapêutico

As folhas do Alecrim são recomendadas no estímulo à circulação. Também auxiliam na digestão de gorduras e no combate à dor de cabeça associada com tensão nervosa.

 

 

Nome científico
Rosmarinus officinalis L.
Família
Lamiaceae (família da hortelã)
Origem
Mediterrâneo
Sinônimos

Alemão
Rosmarin
Árabe
Iklil al-Jabal
Chinês
Mi tieh hsiang
Dinamarquês
Rosmarin

Espanhol
Romero, Rosmario

Esperanto
Rosmareno

Estoniano
Harilik rosmariin

Farsi
Eklil kuhi

Finlandês
Rosmariini

Francês
Romarin, Rosmarin encens, Rosmarin, Ecensier

Grego
Dendrolívano, Diosmaríni

Holandês
Rozemarijn

Húngaro
Rozmaring

Inglês
Old Man, Rosemary

Islandês
Rósmarín, Sædögg

Italiano
Ramerino, Rosmarino

Japonês
Mannenro

Norueguês
Rosmarin

Polonês
Rozmaryn lekarski

Romeno
Rozmarin

Russo
Rozmarin

Sueco
Rosmarin

Tagalog
Dumero, Romero

Turco
Biberiye

daqui:

http://www.herbario.com.br/dataherb18/alecrim.htm

3 Responses so far »

  1. 1

    oi to blz vc e meu melhor amigo viva eu xau xau ate amanha

  2. 3

    condominium said,

    I don’t know if it’s just me or if perhaps everyone else encountering issues with your website.
    It looks like some of the text in your posts are running off
    the screen. Can somebody else please comment and let me know if this
    is happening to them as well? This could be a problem with
    my web browser because I’ve had this happen previously.
    Cheers


Comment RSS · TrackBack URI

Leave a comment